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GESTÃO DE NEGÓCIOS - Os 9 erros mais comuns do Empreendedor/Empresário/Profissional Liberal e como evitá-los
Publicado em 18/04/2023
Fonte: PEGN 09/01/2023

Entre os problemas estão a falta de um plano de negócios, deixar de ouvir o cliente e indistinção entre as contas pessoais e da empresa

Planejamento e estudo são essenciais para evitar, contornar e resolver problemas que o empreendedor pode encontrar pelo caminho Planejamento e estudo são essenciais para evitar, contornar e resolver problemas que o empreendedor pode encontrar pelo caminho.

A rotina do empreendedor é difícil e pode levá-lo a frustrações. Mas há cuidados que podem ser tomados para fugir das armadilhas, além de soluções e parceiros importantes que podem tornar o cotidiano mais prático.
Entre os erros mais comuns estão:

1. Seguir apenas o feeling em vez de estudar o mercado;
2. Escutar apenas a si em vez do cliente;
3. Deixar de acompanhar os movimentos da concorrência;
4. Não manter a tranquilidade em momentos de dificuldade;
5. Não definir um plano de negócio antes de abrir as portas;
6. Começar na informalidade à espera de um momento mais próspero para regularizar a operação;
7. Misturar as contas da empresa com as despesas pessoais;
8. Investir em marketing apenas no começo da empresa e depois acreditar apenas no sucesso do boca-a-boca;
9. Deixar a empresa “andar sozinha” e não dar a necessária importância para a gestão.

Um dos alertas que os especialistas em gestão fazem é quanto a postura do empresário. Por exemplo, ao não estar atento aos sinais dados pelos clientes e assumindo a postura de “eu sei o que é melhor para eles”. Estar próximo e saber ouvir são condições das quais não se deve abrir mão.

Outra característica que o empreendedor deve buscar é se manter no controle em momentos de dificuldades. Desesperar-se nas horas de crise não vai ajudar na busca por uma solução. Calma e clareza são fundamentais, bem como contar uma rede de parceiros de confiança.

Planejamento é fundamental
Quem vai começar a vida de empreendedor deve se dedicar a um bom plano de negócio, que inclua uma pesquisa prévia sobre o mercado em que se pretende atuar, rede de fornecedores (inclusive para serviços financeiros), logística, recursos humanos, precificação, estoque, ações de marketing e capital de giro.
Improviso ou seguir o feeling são comportamentos que não funcionam no longo prazo. Por isso, a preparação antes de abrir as portas é tão importante. Ela deve incluir um estudo sobre o setor e os concorrentes, em diferentes canais de vendas. A competição e as condições da economia exigem cada vez mais preparo. Definir etapas e prazos para a execução pode ajudar a tornar o plano factível.

Disciplina na gestão
Assim como é importante estabelecer um plano de negócios, também é preciso dedicar tempo e buscar conhecimento para fazer a gestão. Muitos empresários confiam no “é fazendo que se aprende”, mas existe um risco grande dessa estratégia não funcionar.
Administrar com disciplina ajuda a blindar o empreendimento de situações inesperadas ou ao mesmo minimizar os problemas

Fuja da informalidade
Muitos empresários ainda hoje preferem começar na informalidade para regularizar a operação apenas quando o negócio engrenar. Essa é outra das decisões erradas que deve ser avaliada com muita cautela.
Empreendimentos que não atendem às exigências do poder público – contábeis e tributários – correm o risco de ver seu universo de clientes e fornecedores encolher e ainda podem receber punições pesadas que venham a inviabilizar a operação.
As finanças devem ser uma fonte permanente de atenção. Ainda assim, é muito comum encontrar empresários que não separam as contas pessoais das da empresa. As movimentações devem ser distintas entre pessoa física e jurídica – para preservar a saúde financeira do negócio e evitar dor de cabeça no futuro.

Cuidar das finanças exige atenção
A parte financeira também demanda cuidados na busca por equilíbrio entre receita e despesa, contas a pagar e a vencer, risco de inadimplência e aumento de custos (da matéria-prima, passando por aluguel e salários). Não basta fazer projeções apenas no dia um da empresa, na fase de maior entusiasmo. O trabalho deve ser permanente para que as situações inesperadas não causem estragos maiores no caixa da empresa.
No caso de contratempos – sim, eles acontecem mesmo quando há muito planejamento -, é possível recorrer à antecipação de recebíveis. Com isso, o valor das vendas parceladas que só seria recebido no futuro vai para o caixa da empresa antes do vencimento, permitindo o seu uso para despesas diversas, como o pagamento de fornecedores ou até o investimento em algo (por exemplo, em um novo equipamento) que permita o aumento das vendas.

Só boca-a-boca não resolve mais
Por último, há quem acredite que, dono do “melhor produto do mundo”, pode contar apenas com o boca-a-boca para vender cada vez mais. Com a concorrência cada vez maior, não dá mais para contar exclusivamente com essa estratégia. Mesmo aqueles que estão prosperando devem saber que a divulgação dos produtos/serviços e da marca deve ser uma constante. Afinal, o cliente de hoje não necessariamente estará com você amanhã.
O mercado muda, assim como as preferências dos clientes, por isso é necessário pesquisar e saber ouvir o tempo todo. Pergunte-se sempre “o que os meus principais competidores estão fazendo para encantar seus consumidores?”.

Redes sociais podem ser aliadas
Hoje as redes sociais facilitam bastante essa aproximação. Procure saber o que tem influenciado a decisão de compra, quais são as novas demandas, aproveite as datas comemorativas para dar projeção à marca, trazer consumidores que estavam afastados e angariar novos.
Crie ações específicas para o seu tipo de negócio – uma loja de cupcakes pode oferecer descontos ou outros incentivos atrelados a um determinado sabor. Descubra por meio de quais canais os consumidores gostariam de fazer contado com a sua empresa, como as lives commerce, mensagens personalizadas pelo WhatsApp ou e-mail marketing.

Essa série de recomendações pode evitar que o empreendedor cometa erros e ajudar no crescimento saudável da empresa.


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