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Evolução do mercado: negócios próprios, redes e franquias exigem atenção e comprometimento
Publicado em 13/07/2012
Evolução do mercado: negócios próprios, redes e franquias exigem atenção e comprometimento.
Por: Adriana Furquim

Não é exagero dizer que o segmento de alimentação é extremamente complexo. Apresenta algumas características que exige do empreendedor muita cautela. Se você souber aonde quer chegar e o que tem que ser feito, acredite, encontrará um meio de conseguir driblar as dificuldades e minimizar os riscos. Neste artigo destacamos os desafios relacionados com a implantação de um novo negócio, seja ele próprio ou franqueado. A pergunta mais freqüente é qual destas opções é mais rentável? Ou talvez, qual a mais segura ou mais adequada ao seu investimento? Muitos são os caminhos que levam ao sucesso, mas tão grande é o número de obstáculos a superar. O mercado, em tão rápida evolução, também exige várias habilidades do empreendedor, características pessoais e muita perseverança. Existem alguns aspectos fundamentais para melhorar as chances de sucesso. O principal é, sem dúvida alguma, conhecimento! A recente expansão das redes de negócios próprios e das redes de franquias traz uma perspectiva de empreendimentos que prosperam e são rentáveis, o que muitas vezes não é fato. Infelizmente entre as inúmeras franquias existentes, há uma fração daquelas que surgiram de forma amadora, sem uma formatação adequada e que comprometem os resultados dos franqueados. Um risco ao investidor que desconhece o mercado. Aliás, a falta de conhecimento é a primeira condição para uma tomada de decisão errada. Lição número um é identificar as características de um negócio próprio e de uma franquia e o potencial de expansão do negócio. Já a formatação de uma rede, exige experiência na loja matriz tanto operacional como mercadológica. Começar um negócio próprio parece mais difícil que uma franquia, mas dá mais liberdade ao investidor e ao futuro gestor. Nas franquias, o empreendimento já vem formatado, definidos os produtos e serviços, todos os processos operacionais e as estratégicas de marketing e vendas. Cabe ao investidor apenas o aporte de capital e uma habilidade gerencial que pode ser delegada a um gestor profissional. Permite maior controle e contam com apoio e retaguarda do franqueador máster.

Em um negócio próprio, independente, a experiência no segmento fala mais alta. Um bom planejamento, com estudo do mercado e do nicho que se quer atuar são as condições iniciais. Projeções de vendas, de custos e de investimentos são extremamente necessários. Avaliar o potencial de crescimento e expansão como rede, já exige a contratação de uma consultoria especializada ou da associação com outros empresários do setor.

Não importa se você está investindo em um negócio próprio ou em uma franquia, situação A ou B, tem o mesmo começo. Um levantamento competente sobre o mercado, sobre o tipo/conceito de negócio que se pretende explorar, sobre os processos operacionais, enfim, um mapeamento de todas informações importantes - que bem exploradas trarão mais conhecimento e serão decisivas em todas as etapas de um novo empreendimento. Entender o mercado é condição elementar. Ambos exigem conhecimento, mas é claro que no caso de uma franquia, parte desta informação já estará pronta e ao seu alcance. Fato este que não expressa muitas vezes a realidade do mercado e, nem tampouco traz a tona os problemas vivenciados pelos outros franqueados. Infelizmente, algumas redes de franquias nasceram sem a devida estrutura e falham ao induzir os novos investidores ao erro. Polêmica à parte, qualquer que seja o tipo de negócio escolhido, requer uma ampla pesquisa de campo.

Na prática, você deve identificar o nicho de mercado em que pretende atuar e buscar todo tipo de informação com outras empresas (e franqueados) que atuam no mesmo ramo. O objetivo é descobrir como operam e quais as principais dificuldades enfrentadas. Esta fase é um passo importante para prepará-lo e permitirá que obtenha um mínimo domínio sobre o negócio. Quanto mais conhecer o mercado, menores as chances de fracasso. Visite os estabelecimentos parecidos com a sua idéia. Converse com os empresários, gerentes e até mesmo com os colaboradores. Confira as diferentes percepções de cada um. Eles mostrarão um panorama diferente. Parece difícil imaginar que um possível concorrente irá te dar todas as informações, mas neste ponto o mercado evoluiu e muito. Concorrência hoje não mais é mais opositor, é troca de experiência e de informação. A troca de idéias por meio de uma conversa franca é a melhor estratégia. Obviamente, é interessante que busque estas informações em bairros - ou até mesmo -, em cidades vizinhas. Uma das principais vantagens das franquias é exatamente esta. Você pode declaradamente buscar informações nos outros estabelecimentos da rede, sem o receio de ser barrado ou de não conseguir as informações. Além disso, algumas redes de franquias disponibilizam pesquisas de amplo espectro, facilitando o entendimento do mercado.

Outra vantagem que conquista adeptos das franquias é conhecer o montante do investimento. No caso de um negócio próprio, como há maior variação no conceito, fica difícil prever com precisão o investimento inicial. Torna-se essencial nestes casos a elaboração de um planejamento mais completo, com um estudo de viabilidade, um bom plano de negócios. Uma ferramenta hábil para conhecer e compreender o negócio e que rege a principais tomadas de decisão. Complicado? Não! Porém, trabalhoso.

Hoje no segmento não há espaço para amadorismo, não é viável investir grandes quantias em idéias infundadas, que não se apresentem como reais oportunidades de negócios. A resposta deve anteceder o investimento. Não basta o negócio ser interessante, ele tem que ser capaz de gerar lucro, um montante que compense todos os esforços e desgastes comuns ao setor.

Na opção por uma franquia, a rentabilidade é conhecida na fase que antecede a decisão pelo negócio. Divulgada juntamente com o montante do investimento, é destaque no marketing das franqueadoras. Mesmo assim, reforço: é preciso investigar e confirmar tais resultados com a realidade de outros franqueados. Nos negócios com marca própria, esta rentabilidade é projetada com base no estudo de mercado e da viabilidade operacional. Desta forma, estes negócios ficam mais vulneráveis a ajustes do que numa franquia, onde já há histórico de operação e de lucratividade conhecidos.

De um modo genérico, a gestão de uma franquia é pouca coisa mais simples que de um empreendimento com uma marca própria. Nas franquias, os procedimentos e padrões nos produtos e serviços já vêm estabelecidos pela franqueadora, assim como outras normas e regras para o negócio. Se você for cuidadoso na gestão, e ficar atento aos processos administrativo-operacionais, certamente terá resultados satisfatórios. Por outro lado, nos empreendimentos próprios, o gestor deverá ter as habilidades técnicas e gerenciais compatíveis com o negócio ou buscar ajuda de profissionais especializados.

Numa era de globalização e alta competitividade, o empresário deve estar preparado para se adaptar, manter-se atualizado e cuidar do seu negócio a fim de garantir seus diferenciais e conseqüentemente buscar resultados que garantam sua longevidade. Esta complexa estratégia exige - em qualquer tipo de negócio, franquia ou próprio -, um talento no trato com pessoas, capacidade em liderar e conduzir seu empreendimento.. O mercado não perdoa. Dedicação no controle de custos e a busca pelo aprendizado constante são imprescindíveis nesta época de mudanças rápidas que demandam agilidade em realizar e inovar continuamente. Por último, em qualquer caso, sempre é bom considerar se os pontos positivos superam os negativos e tomar a decisão pelo conjunto de informações, usando a intuição, a experiência, a responsabilidade e a vontade de empreender com segurança.
 
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